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Fanzines são destaque na Mostra de Jornalismo Alternativo

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 08h00 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 08h44 | Acessos: 183

A mostra ocorre no final da disciplina de “Jornalismo Comunitário e Alternativo”, com debate e distribuição de exemplares

 

Por Laliane Gomes, Laura Guido, Mirella Carvalho e Ricardo Tavares

Fanzines são como pequenas revistas manuais que abordam determinado tema, comumente de forma crítica. Podem ser produzidos de diversas formas como recorte e colagem de revistas e jornais, impressões ou até mesmo desenhos elaborados também de forma manual, são uma proposta alternativa de se trabalhar temáticas plurais. Foi nessa perspectiva que os alunos do 5º período de Jornalismo, durante a disciplina de Jornalismo Comunitário e Alternativo, produziram fanzines como formato de uma avaliação da disciplina e, também, de pôr em prática a criatividade e crítica social.

Com as questões sobre a Amazônia: Para além do território, Combate ao abuso sexual infantil, Dignidade na empregabilidade nacional, Violência contra a mulher, Gravidez na adolescência e LGBTQIAPN+, a Discussão do afeto e a falta dele e Combate ao racismo sistêmico, são temáticas iminentes na sociedade e necessárias a serem debatidas. Assim, os alunos debruçaram-se sobre elas e as abordaram com sensatez e sensibilidade em seus trabalhos.

Como forma de socialização da atividade, realizaram a I Mostra de Fanzines na manhã do sábado (29) no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em Rondon do Pará. O público-alvo da atividade de extensão foi a A.A.A.I.D – Associação Atlética Acadêmica Integrada Dinastia, do ICSA, alunos de outros cursos do campus, além da população rondonense em geral, já que foi aberto ao público.

 Para Ingrid Gomes Bassi, docente que ministrou a disciplina e orientou a produção dos fanzines, as temáticas abordadas nos zines e a produção desse formato comunicativo são importantes. Além disso, ressaltou que a linguagem e a forma de abordar dos fanzines, pela sua acessibilidade popular, propõem uma comunicação alternativa para o público. “A gente fica tão ‘quadradinho’ baseado nos elementos das técnicas jornalísticas que talvez tenhamos que perder um pouco a questão que o Beltrão nos trouxe em ‘Introdução à filosofia do jornalismo’, que é a ideia da linguagem popular do meio para à relação com o seu público, e o fanzine nós dá essa possibilidade, de uma linguagem mais convidativa, de uma linguagem de fácil acesso, inclusive pela questão do uso de ilustrações e imagens, de recortes e também da questão da facilidade do manuseio, que por exemplo para produzir um jornal impresso é caro, aí temos a possibilidade do elemento alternativo que o fanzine nos favorece, saindo um pouco dessa questão mais tradicional do Jornalismo”, destaca a docente. 

Já para Ingrid Caroline, de 20 anos, discente do 7º período do curso de Jornalismo, a discussão pautada na Mostra, durante a apresentação dos fanzines é interessante pela sensibilidade dos temas. Segundo a discente, essas temáticas precisam ser abordadas pelos estudantes de jornalismo. “Precisam ser tratados, principalmente por nós, estudantes de Jornalismo, tendo em vista que nós precisamos criar um Jornalismo mais humanitário e mais preocupado com as causas sociais”, finaliza.

Após a apresentação dos fanzines, os alunos do 5º período de Jornalismo também realizaram entrevistas em formato de podcast com alguns participantes do evento, para a apresentação do produto final da disciplina.

Podcast da ação

Vídeo da ação

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